Consumo Consciente – Desapegos

Estou sumida por aqui, eu saí de férias, mudei de casa, meu celular quebrou, a internet pifou e a preguiça reinou. Tudo isso contribuiu para a minha ausência aqui nesse meu espaço querido. Não tem muita explicação só peço que me desculpem pela ausência.

Recentemente mudamos finalmente para o nosso apartamento e eu estou amando a experiência de ter uma casa só para nós. A cada dia que passa, percebo que essa foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos tempos

Compramos os nossos móveis em uma loja de planejados e vamos ficar sem armários até a metade de dezembro, ou seja, tenho todas as minhas roupas em caixas e as que mais uso em uma pilha bagunçada. Durante as minhas férias percebi que conseguia viver muito bem com menos e que as roupas que estavam na caixa não me faziam falta nenhuma.

Isso me fez pensar mais sobre o meu modo de consumo e como isso influenciava a minha vida. Sou daquelas pessoas que tem um monte de roupas, mas que na hora de sair nunca sabe que roupa vestir. Sinto que as minhas escolhas na hora das compras eram erradas, eu seguia a seguinte linha de raciocínio 1) É bonito? 2)Ta barato? Se as respostas fossem positivas eu levava tudo para casa e simplesmente não me importava se ia combinar com as coisas que eu tinha e muito menos se elas iam durar.

consumo

Tentando me um pouco nesse sentimento e encontrar uma solução, encontrei o blog Teoria Criativa que tem sido um norte na minha vida. Foi lá que conheci o termo armário cápsula  e pude concluir que eu não era a única que havia chegado a esse ponto, eu precisava de algum tipo de mudança na vida.

O armário cápsula consiste em um armário funcional e minimalista, onde a maioria das roupas combinam entre si e o número de peças chave fica a sua escolha, desde que leve em conta o consumo consciente. Outra coisa que me chama muito a atenção nesse conceito é que a intenção é de que você não faça compras durante este período, aprendendo assim a lidar melhor com o que já tem e conseguindo juntar $$ para compras planejadas e que vão durar mais no guarda-roupa.

Nesse tempo também li a livro “A mágica da arrumação” – A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida. Um livro muito pequeno para tanta sabedoria. Confesso que achei algumas partes um pouco extremas, mas existem coisas na vida que tem que ser assim mesmo. Ama ou desapega!

A Jout Jout chegou a fazer um vídeo sobre esse livro e você pode conferir aqui embaixo:

Eaí pessoal, alguém mais querendo entrar nessa onda e desapegando geral?

Um grande abraço,

Himmel ❤

Anúncios

34 comentários sobre “Consumo Consciente – Desapegos

  1. Aline Molleri disse:

    AIMEUDEUSQUESAUDADE !

    Vc voltou Alice ❤

    Adorei saber que você está levando a sério o lance do armário capsula, me conte mais sobre as peças que escolheu e como fez!!!!!

    Parabéns pela casinha nova!!! Vou adorar ver fotinhas de decoração… já posso ir aí te visitar e passar um fim de semana para tomar chá?

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • nathalyhimmel disse:

      Ainda estou só nas doações e troca. Ainda não consegui montar o meu armário capsula porque ainda não tenho armário, somente caixas com tudo amontoado hahaha.

      Por isso ainda não tirei muitas fotos e não fiz muita coisa de decoração, mas acredito que muito em breve estaremos com tudo pronto 🙂

      Pode vir sim, tá mais do que convidada!

      Um grande abraço, Himmel ❤

      Curtir

  2. Grazy Bernardino disse:

    Eu tô nessa vibe. Levei uma pá de coisa pro brechó, outras doei. Coloquei meus calçados a venda numa lojinha no Tanlup e me vejo mais contente com o guarda roupa mais enxuto! Sobrou espaço para planejar comprar, e visualizo melhor o que preciso! Fiz post sobre isso também!
    Beijocas!

    Curtido por 1 pessoa

    • nathalyhimmel disse:

      Sim sim, aos poucos vamos chegando no que é melhor para nos mesmas. Eu ficava totalmente perdida no meu guarda-roupa hahaha alias ainda estou, mas aos poucos vou me resolvendo. Muito obrigada por passar por aqui ❤ Um grande abraço, Himmel!

      Curtir

  3. simone disse:

    Parabéns pelo seu novo lar ❤
    Eu conhecia o armário capsula, a ideia é ótima, embora eu não tenha aderido ainda. Sempre que arrumo meu guarda roupa eu separo algo para doação, mas não sei se conseguiria ter um armário todo minimalista. Talvez eu mude de ideia, mas a parte de ficar um tempo sem compras e aprender a se regrar para saber comprar futuramente é fantástico. Beijos

    Curtir

    • nathalyhimmel disse:

      Eu ainda estou treinando para fazer o meu armário capsula :D, por enquanto estou só no desapego mesmo. É engraçado o quanto compramos roupas e deixamos largadas no guarda-roupa, fiquei surpresa quando tirei tudo para fora. Obrigada de verdade pelo apoio. Fico muito feliz em te ver por aqui. Um grande abraço, Himmel ❤

      Curtir

  4. Bia Aguiar disse:

    Gente, quantas boas novas. Acho que vou me inspirar e desapegar também. E posta fotos do apê por aqui pra gente conferir! ♥
    E não fique mais sem aparecer por estas bandas, tuas palavras sempre me passam muita paz e tranquilidade! E a Jout Jout é uma doida HUAHAUH
    Um beijão e bem vinda aqui outra vez!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Laís Izumi disse:

    às vezes eu gostaria de ser um pouco mais consumista e fazer só essas duas perguntas. Acho que eu teria mais coisas legais e menos coisas antigas no armário.
    Eu sou muito mão de vaca e geralmente antes de comprar (que seja uma única calcinha) eu me pergunto se é bonita, se está barato, se está bem costurada, se está barato, se vai durar, se está barato, se a cor me agrada, se está barato, se fica bem em mim, se está barato.. Ah! E se está barato né!
    E nessa de ir muito pelo preço eu acabo não comprando lhufas. Minhas últimas compras de dia-a-dia foram feitas no mercado, porque o vale alimentação eu não tiro do meu orçamento. E isso contabiliza uma calça, uma regata e um casaquinho. Sim, em um ano. kkkkk
    O que se torna bom e ruim. Meu armário se torna uma cápsula mesmo sem eu querer. Ele está mais cheio de roupas de ginástica/ballet do que de outras roupas. Roupa de trabalho se confunde com roupa de festa, que é salvo por um ou dois vestidos. A roupa casual geralmente se torna algo esportivo ou a velha jeans+camiseta.
    Já me preocupei muito com isso, hoje estou tranquila. Acho que chega uma fase em que você entra em paz consigo mesma e acaba entendendo que aquilo é você e que você é confortável assim =)
    Welcome back!!! Não nos deixe mais =)

    Curtido por 1 pessoa

  6. brunna disse:

    Oi Náthaly, tudo bem? Somos colegas de instagram e nem sabia que você tinha blog. Que legal! Te adicionei lá no meu blogroll pra te acompanhar. 🙂

    Eu também passei por uma mudança de apartamento há algumas semanas e foi o momento perfeito pra rever algumas coisas, também! Consegui diminuir muito, mas mesmo assim ainda tenho muitas roupas, bem mais do que gostaria. 😦

    http://ohsensation.blogspot.com

    Adorei o blog. :*

    Curtido por 1 pessoa

  7. camilazaions disse:

    Meu deusss, até parece que esse post foi escrito por mim, porque eu sou exatamente como você! Compro tudo na louca, tenho muuuuita roupa (meu armário quase nem fecha), mas nada combina com nada! Sofro muito na hora de sair! haha Adorei essa ideia do armário capsula, vou tentar aderir! Adoreii!
    Beeijão ❤
    Ahh, e parabéns pelo apartamento! 😀

    Curtido por 1 pessoa

    • nathalyhimmel disse:

      é uma nhaca quando nada combina com nada hahahaha!! Agora encontrei um norte ou melhor um foco. Sou apaixonada pela cor mostarda e acho que fico maravilhosa nela, então agora penso isso combina com mostarda? Se sim, vai combinar com as coisas que tenho 🙂 Coisa doida não é?

      Muito obrigada de coração ❤ Em breve vou postar mais fotos do apartamento, assim que eu tiver móveis certinhos 🙂 Um abração, Himmel.

      Curtir

  8. Ary disse:

    Que bom que voltou,adorei o post!Também preciso aprender a lidar com situações deste tipo.Vivo comprando e nunca tenho,existe algo muito errado nisso,mais sempre é tempo de testar nosso auto controle,e priorizar…Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  9. Bela disse:

    Tenho visto esse projeto e tô gostando da desapegada consumista que a galera tá propagando! Visto que blogueiras são consideradas ‘consumistas’ D:
    Eu sou bem desapegada com roupa, até acho que tenho muito…
    Tenho lapsos de vontade de comprar mas hoje em dia penso ‘preciso mesmo?’

    Curtido por 1 pessoa

    • nathalyhimmel disse:

      Vai ter um evento do Trocaderia agora no dia 19, vai ser bem legal 🙂 Se quiser participar, vou adorar hahahah ❤ Eu também acho isso maravilhoso! Eu agora quando vou comprar algo penso, sobrevivi até agora sem então não preciso não hahaha 🙂 Um beijãooo!

      Curtir

  10. Paloma Sarti disse:

    Ah o que dizer… Você voltou!
    Eu vi sobre esse projeto la no blog do Teoria Criativa, e muito me interessou. Mas não fiz pois não sou compulsiva em comprar roupas etc (ainda mais nessa crise), mas a iniciativa é bacana.
    Por um lado realmente tenho roupas que quase não uso, mas por outro acho que se for contar quantas tenho não deve dar nem 40 peças no total, pois a maioria eu dou-o (sou muito desapegada) então nem dá, mas tenta sim, eu gosto mais de doar e fazer outras pessoas felizes. Bjos

    Curtido por 1 pessoa

    • nathalyhimmel disse:

      Eu também acabo doando algumas peças para as pessoas que precisam, mas depois que vim trabalhar na ONG fiquei cada vez mais esperta no quesito doação. Várias vezes tenho que ir em nas comunidades carentes e constatei que eles recebem MUITA doação, eles simplesmente usam a roupa até sujar e depois jogam fora. Fiquei muito triste em ver essa realidade :/ agora ajudo de outras maneiras, até se conheço alguém que não liga de ganhar algumas peças usadas acabo dando assim. Desculpa o textão é que queria dividir isso com mais pessoas. Um beijãooooooooooooo!!!

      Curtido por 1 pessoa

  11. Vera disse:

    Nath, super quero ler esse livro.. ele realmente tem mudado a vida de pessoas bagunceiras que eu conheço ahahah
    Além disso, a ideia do armario capsula é incrivel, mesmo eu achando que iria acabar minhas opções..
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  12. Odeio Sagu disse:

    Ai que delícia de post! Tô super nessa vibe. Sou super dessas que tem milhões de roupas, mas na hora de sair ‘não tenho roupa’ pra ir. Já fiz uma primeira limpa no armário, nela doei tudo o que tirei. Na segunda limpa, separei algumas coisas pra fazer um bazar, já que são peças novinhas, algumas inclusive nunca usadas! Olha o absurdo.
    Agora estou procurando me informar muito sobre essa questão de consumo consciente e amei essa coisa de armário cápsula, favoritei aqui pra ler com calma! Vou procurar esse livro também. Adorei a dica!
    Parabéns pela casa nova ♥
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  13. Robécia disse:

    Himmel, que lindo que você voltou ♥
    Estou muito feliz pelas suas conquistas, e ainda mas com um amor ao seu lado, deve esta sendo lindo essa nova fase pra vocês! Parabéns ☼

    E eu volto e meia dou uma organizada no meu guarda roupa também, peças que não uso, coisas que só ocupam espaço rs Eu sou o tipo de pessoa bagunçada…mas que chega um ponto que preciso ficar limpa e organizada kkkkkkkk

    Nunca vi este livro, vou procurar adoro livros assim que acabam evoluindo a gente, e cara eu adoro a Jout Jout é a melhor da atualidade ♥

    Curtido por 1 pessoa

    • nathalyhimmel disse:

      Obrigada por me receber de volta 🙂
      É engraçado o quanto me identifico com as coisas que a Jout Jout fala hahaha, parece que ela fala pra mim, só acho que milhares de pessoas então pensam como eu e aí só me torno mais um. Vish momento filosófico! Amei de ter por aqui ❤ Abração!

      Curtido por 1 pessoa

  14. Líley Carla disse:

    Que bom que voltou, Náthaly 🙂 feliz pela suas conquistas, depois mostra pra gente como ficou o apê.
    Outro dia fui na Saraiva e vi esse livro, olhei, folheei mas acabei não levando porque fiquei na dúvida se realmente me ajudaria, acho que vou voltar lá e comprar, hahahaha.

    Um abraço, flor!

    Curtido por 1 pessoa

  15. Letícia disse:

    estou apaixonada pelo seu logo, sério haha 🙂
    eu estou ensaiando fazer um ~armário capsula~ pra mim, só preciso de tempo pra organizar essa bagunça que está meu guarda roupa.. acho a ideia ótima e ser desapegada a bens materiais é algo ótimo, principalmente nos dias de hoje.
    E mudança dá uma canseira mesmo, viu? detesto haha
    beijinho

    Curtido por 1 pessoa

  16. Bianca Carvalho disse:

    Eu liiiiii esse livro! Só nas partes que ela [Marie] fala sobre jogar os livros fora que eu pulei. aksdhaksjdh
    Não conhecia esse negócio do armário capsula, mas há algum tempo eu já tinha percebido a quantidade de roupa que eu comprava e não usava. Aí simplesmente parei de me enganar. Eu chegava nas lojas, via alguma coisa muito linda e comprava, mesmo sabendo que não combinada com meu estilo, que marcava demais, que eu usaria pouco. Abracei de verdade meu estilo calça jeans-camiseta-tênis e gasto MUITO menos com roupa hoje! E quando compro alguma peça, sei que vou usar até gastar. 🙂
    Gostei do post!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s